A PRIORIDADE DO BRINCAR É COLOCADA COMO UM DOS MAIS IMPORTANTES DIREITO DA CRIANÇA E DEVER DO ESTADO,DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE.ESSA É UMA QUESTÃO LEGAL E ACEITA POR TODOS. DIFICILMENTE ALGUÉM QUESTIONA ESTE DIREITO, MAS SABE-SE POR OUTRO LADO QUE ELE NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO. MUITAS CRIANÇAS NÃO BRINCAM, ENQUANTO OUTRAS BRINCAM POUCO, E AS RAZÕES DESSE NÃO BRINCAR SE MANIFESTAM DE DIVERSAS FORMAS.
MUITA CRIANÇA PERDE O DIREITO DE BRINCAR NOS PRIMEIROS ANOS DE SUA INFANCIA POR DEFICIENCIA FISICA, MENTAL, OU POR ESTAR HOSPITALIZADA. HÁ OUTRAS QUE TRABALHAM PARA AJUDAR OS PAIS NO SUSTENTO DA FAMILIA
A AUSENCIA DO BRINQUEDO ENTRETANTO, NÃO AS IMPEDEM DE BRINCAR, POIS ELAS USAM A IMAGINAÇÃO. SABEMOS CONTUDO QUE O BRINQUEDO É UM SUPORTE MATERIAL QUE FACILITA O ATO DE BRINCAR.
OUTRAS CRIANÇAS DE CLASSE MÉDIA EALTA DEIXARAM DE BRINCAR PARA FAZEREM CURSOS EXTRAS ESCOLHIDOS PELOS PAIS COMO "MELHORES", MAS LEVANDO-AS AO ESTRESSE INFANTIL, CAUSADO PELO CANSAÇO FISICO E ANSIEDADE.
MUITAS VEZES A FALTA DE ESPAÇO FÍSICO OCASIONADOPELO PROGRESSO DA CIVILIZAÇÃO, TEM DIFICULTADO O ATO DE BRINCAR. AS CASA PERDERAM OS QUINTAIS E TRANSFORMERAM-SE EM MINÚSCULOS APARTAMENTOS, AS RUAS E PRAÇAS TORNARAM-SE VIOLENTAS, AS MÃES ENTRARAM NO MERCADO DE TRABALHO E AS CRIANÇAS FICARAM COM POUCO ESPAÇO FÍSICO PARA SUA LUDICIDADE.
O ATO DE BRINCAR, AS DRAMATIZAÇÕES, AS CANTADAS, A PELADA, OS BRINQUEDOS INDUSTRIALIZADOS OU ARTESANAIS SÃO TODOS IMPRECINDÍVEIS NA VIVÊNCIA INFANTIL.
O BRINQUEDO ARTESANAL É MAIS ACESSÍVEL ÀS CLASSES MENOS FAVORECIDA E SEMPRE SERÁ VALORIZADO POR SUAS CARACTERÍSTICAS E FINS ESPECÍFICOS, NÃO PRECISANDO DO CONTRAPONTO AO BRINQUEDO INDUSTRIALIZADO PARA SE MOSTRAR IMPORTANTE.
OS DOIS TIPOS DESEMPENHAM NA VIDA DA CRINÇA UM PAPEL DECISIVO COMO SUPORTE ÁS ATIVIDADES LÚDICAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário